Utilizando o SIGN > Assinatura de Documento

Assinatura de Documento

Sumário

  1. Conceito
  2. Pré-Requisitos
  3. Processos
    3.1 Acessando o Link para Assinar Documento(s)
    3.2 Assinar Documento
    3.2.1 Preenchimento Campos Adicionais
    3.3 Recusar Documento
    3.4 Assinar Documento via Smartphone

1. Conceito

Se você é signatário de um processo de assinatura realizado através do Sign, ou seja, recebeu um link de assinatura, através dessa página você saberá como é fácil assinar ou recusar documentos, seja eletronicamente ou digitalmente.

2. Pré- Requisitos

3. Processos

O SIGN é a plataforma escolhida pelo solicitante para conduzir a assinatura eletrônica ou digital de documento(s) do qual você é signatário. Para saber mais sobre os conceitos do SIGN, acesse nosso manual clicando aqui.

Como signatário, você tem a opção de assinar ou recusar o(s) documento(s) do processo. A seguir, apresentamos um passo a passo para cada alternativa.

3.1 Acessando o Link para Assinar Documento(s)

O processo de assinatura de documento(s), seja eletrônica ou digitalmente, é bastante semelhante. A principal diferença no procedimento ocorre após o clique no botão Assinar Documento, quando o sistema solicita a autenticação da assinatura de maneiras distintas. Vamos ver isso mais adiante.

Antes disso, é importante destacar as formas como o(s) documento(s) são apresentados para assinatura ao acessar o link de um processo.

Ao clicar em Visualizar, será possível visualizar os documentos.

Cada documento é marcado como lido quando o signatário efetua a leitura e seleciona a caixa de seleção destacada na imagem a seguir.

3.2 Assinar Documento

Ao clicar no botão Assinar Documento, o sistema exibirá uma nova tela para preenchimento dos dados do certificado digital, conforme mostrado na imagem a seguir.

Após concluir o processo, clicar na opção Assinar Documento.

Observação

A assinatura com certificado digital elimina a necessidade de confirmação por e-mail com um token.

Sempre que um signatário externo for assinar um processo no SIGN, o sistema solicitará um TOKEN, que será enviado por e-mail, SMS e/ou WhatsApp, conforme as opções de notificação definidas pelo solicitante na configuração do processo.

O TOKEN é composto por 5 caracteres, incluindo números, letras maiúsculas e minúsculas, gerados dinamicamente para garantir a segurança. O assinante recebe o código por e-mail e, ao abrir a mensagem, ele é exibido automaticamente. Cada código tem validade de 30 minutos.

Digite o código recebido e marque a opção Declaro que li e concordo com os termos de serviço.Em seguida, clique no botão Assinar Documentos.


Pronto! O documento foi assinado por você. Esse link não estará mais disponível após o encerramento do processo. Ou seja, quando todos os signatários assinarem o documento ou pelo menos um deles recusá-lo, o sistema enviará uma cópia para todos os signatários do processo.

3.2.1 Preenchimento Campos Adicionais

O solicitante do envelope pode adicionar campos personalizados para serem preenchidos pelos signatários durante o processo de assinatura. Esses campos podem ser obrigatórios ou opcionais, conforme a necessidade do fluxo.

É possível incluir diferentes tipos de campos, como texto (para informar e-mail ou número de série, por exemplo), seleção de opções, data e hora da assinatura, entre outros. Os campos mais comuns são Assinatura e Rubrica, utilizados para representar digital e graficamente a assinatura do signatário.

Importante:

Quando os campos forem de preenchimento obrigatório, os botões Assinar Documento ou Recusar Assinatura só ficarão habilitados após o preenchimento destes campos.

O campos de Assinatura e Rubrica geralmente são adicionados pelo solicitante em várias páginas de um documento dentro de um envelope, que pode conter múltiplos documentos. Ao preencher esses campos em um envelope, eles são replicados automaticamente em todas as páginas e documentos do envelope.

3.3 Recusar Documento

Ao receber um processo de assinatura, a assinatura deve ser realizada apenas quando os dados do(s) documento(s) estiver(em) corretos e houver concordância com o conteúdo. No entanto, caso o signatário não concorde integralmente, o SIGN permite que signatários internos ou externos recusem o processo de assinatura.

Ao clicar no botão Recusar Documento, o sistema exibe uma tela para que o signatário informe o motivo da recusa.

Após essa etapa, o fluxo do sistema segue o mesmo processo da ação Assinar documento. Ou seja, o sistema exige a autenticação conforme o tipo de assinatura (Digital, Opcional ou Eletrônica) e verifica se o signatário interno está ou não logado na plataforma SeniorX.

3.4 Assinar Documento via Smartphone

A assinatura dos envelopes disponibiliza também uma opção para assinatura via Smartphone, através do portal Senior Flow > SIGN > Gestão de envelopes;

 

Ao acessar o documento para assinatura, serão disponibilizados dois botões de ação: Assinar documento ou Recusar Assinatura, ao selecionar,um TOKEN será criado:

 

Dependendo da ação que o signatário realizará, a nomenclatura pode ser ajustada conforme definido pelo solicitante na configuração do processo. Esse ajuste incorpora a função do signatário no contexto da assinatura. Por exemplo: Assinar como testemunha.

Pronto! O documento foi assinado por você. Esse link não estará mais disponível após o encerramento do processo. Ou seja, quando todos os signatários assinarem o documento ou pelo menos um deles recusá-lo, o sistema enviará uma cópia para todos os signatários do processo.

Este artigo ajudou você?